i Ei! Marionetas 2017
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2017

O Mais Maior Grande Dom Roberto

Intro

O teatro Dom Roberto marca presença no Ei! Marionetas de distintas formas. Desta feita desejámos pensar em grande e para isso o artista plástico enVide neFelibata criou "O Mais Maior Grande Dom Roberto", uma figura gigante que nos leva a olhar para a grandeza deste fantoche tradicional de uma outra forma.

Sinopse / Synopsis

O fantoche mais tradicional português ganha forma e figura pelas mãos do artista plástico e marionetista enVide neFelibata para esta 3ª edição do Ei! Marionetas.

Sentir o fantoche, dando-lhe a dimensão que para nós marionetistas ele tem, a de um imenso valor. Uma escultura em movimento que circula pelas ruas da cidade, a de uma figura que vive e faz reviver as memórias de um teatro tradicional que renasce e se reinventa!

Teatro e Marionetas de Mandrágora

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.

A Companhia foi fundada em 2002, data que marca o início da nossa atividade profissional. Na simbiose de uma linguagem simbólica, que conjugue o património e legado tradicional e o pensamento e universo contemporâneo, nem sempre pacífica surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria. O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza. O de explorar a cultura e as culturas, a crença, a lenda, aliando-se à urbe, à exploração tecnológica, à velocidade da aldeia global.

Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos.

Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.

Xilobaldes

Os Xilobaldes são um grupo de música e interação. Nas suas performances cria-se uma orquestra única e irrepetível recorrendo à participação do público e ao uso de instrumentos construídos com material reciclado. Atualmente é um dos eixos de desenvolvimento do Projeto Tum Tum Tum, constituindo-se como núcleo artístico e performativo do projeto social em que se integra. O grande objetivo é fazer música com objetos e instrumentos vários, fazendo da participação do público um dos elementos essenciais do espetáculo.

Projet'Arte

O "Projet'Arte" é um projeto de inclusão social e de empregabilidade para crianças e jovens dos 6 aos 30 anos em situação socialmente vulnerável e ou com necessidades educativas especiais, utilizando a arte como instrumento de trabalho. Este projeto visa trabalhar, através de diversas oficinas artísticas (Teatro, Música, Dança, Cinema de Animação, Graffiti, Hortas, Debates, Desporto, etc.), competências pessoais e sociais facilitadoras da alteração do perfil de empregabilidade dos jovens.