i Ei! Marionetas 2017
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2017

Les Irréels • ESTREIA NACIONAL

Intro

A Companhia Créature de grande prestígio internacional vem de França, ocupar o espaço público nos jardins da Biblioteca Municipal de Gondomar.
Esta é uma apresentação performance e sem palavras onde podemos conhecer seres imaginários e silenciosos que habitam os seus mundos transportando os espetadores de todas as idades para um universo onírico e poético.

Eles tocam o coração do espetador, surpreendendo-os e embalando-os num sonho de liberdade.

O espaço público serve assim de refúgio para estes seres fantásticos.

Sinopse / Synopsis

Os Irreais são umas pessoas cuja história corre paralela à dos seres humanos. É incerto se são uma antiga civilização, um grupo que nos vem visitar do futuro ou uma espécie do futuro ainda por descobrir.
Terão os humanos e os Irreais vivido lado a lado sem o saberem, desde o início dos tempos? Serão eles uma imagem projetada da nossa evolução futura?

Seja qual for a resposta, é certo que: as suas ações e pensamentos estão profundamente enraizados no mundo que nos rodeia. Renard o guardião de segredos, Lapin o consolador de infância e Singe o caçador de terrores – todos eles estão dedicados a atender ao nosso mundo dos sonhos e estados de alma.

O campo dos Irreais é um espaço que acolhe três abrigos diferentes, cada um destes com o seu próprio universo criativo. Esta performance sem palavras descobre o seu próprio espaço em todos os corações das nossas cidades e nas suas vidas diárias, oferecendo uma nova experiência aos expectadores. Dentro desta esfera fora de tempo, eles serão capazes de explorar um mundo onde a imaginação combinada com a interrogação filosófica, lhes permite uma melhor forma de se conectarem com o seu verdadeiro eu.

Compagnie Créature

Fundada em 1990, a companhia Créature posiciona-se desde as suas estreias na fronteira entre o teatro e as artes plásticas, inscrevendo na sua demanda artística a pesquisa teatral e visual. É nesta aliança que a identidade da Créature vai nascer: dos espetáculos com temas fortes e universos plásticos ricos em singularidades.

Nos seus 25 anos de existência, a Créature criou 25 espetáculos de estética múltipla. Procuraram colocar nas suas criações o questionamento e pistas para reflexão sobre temas sensíveis: a xenofobia, a guerra, a solidão, a pobreza, a incapacidade, a resiliência… privilegiando sempre o discurso íntimo e poético. Os seus espetáculos abordam as problemáticas atuais da nossa sociedade, apoiando-se em encenações abertas sobre o imaginário de todos incluindo do público jovem.

Hoje em dia, a companhia procura continuar a oferecer aos espetadores de todas as gerações, tanto nas salas de espetáculo como no espaço público, momentos onde o tempo se suspende para poderem interrogar-se sobre o mundo que nos rodeia.