i Ei! Marionetas 2017
Ei! Marionetas - Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar

Ei! MARIONETAS 2017

Oficina de Marionetas

Intro

Sandra Neves é um nome conhecido e reconhecido na cenografia e nas marionetas, com um extraordinário trabalho e surpreendente visão plástica.

O Ei! Marionetas em todas as suas edições tem feito chegar propostas a distintos artistas e criativos para que possam proporcionar a partilha dos seus conhecimentos através de uma formação e consequente exploração prática de conhecimentos. É uma ocasião única de podermos aprender e explorar, conhecimentos, técnicas e materiais...

Sinopse / Synopsis

Este workshop de curta duração pretende fazer uma breve passagem por vários processos de construção de marionetas que Sandra Neves usa regularmente no seu trabalho, seja ele a vertente mais pessoal de marionetas que desenvolve para os seus projetos ou as marionetas que desenvolve para espetáculos de diversas companhias. Em todos estes processos há um ponto em comum que não é a técnica nem os materiais usados, mas sim a busca do caracter da marioneta. Dotar o personagem que se está a criar de caracter e de uma história.

Este é o desafio para a segunda parte deste encontro. Depois de apreendidos vários processos teremos espaço para modelar uma pequena cabeça. Haverá uma introdução à modelação com pasta epóxi com o objetivo de desenvolver uma personagem ou protótipo desta.

Sandra Neves

Licenciada em Escultura pela FBAUP em 2005.

Desenvolve trabalho de desenho e escultura a par de várias colaborações na criação de cenografia, adereços, máscaras e marionetas para teatro e dança.

Funda a Trupe Fandanga, grupo de experimentação na área das marionetas e teatro de objetos. Trabalha com o Teatro da Palmilha Dentada desde a sua formação. Na área da cenografia e adereços trabalhou em várias produções da companhia Circolando, Astro Fingido, Lufa-Lufa, Teatro Art’Imagem e Teatro Regional da Serra do Montemuro. Trabalhou com o Teatro Municipal da Guarda, Teatro Bruto, Victor Hugo Pontes, Vera Santos, Teatro da Didascália e Teatro da Rainha. Na criação e construção de marionetas destacam-se os trabalhos desenvolvidos com o Teatro da Palmilha Dentada, Patrick Murys, Limite Zero, Art’Imagem, Mau Artista, Teatro da Rainha e Teatro de Marionetas do Porto.